Ficha da formação
Autismo na sala, e agora? – metodologias e estratégias para educadores de infância e professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (2ª Edição)
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 05-03-2024 | Fim: 26-03-2024FORMADOR
Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes
CRONOGRAMA
05 março – Síncrona
06 março – Assíncrona
12 março – Síncrona
13 março – Assíncrona
19 março – Síncrona
20 março – Assíncrona
26 março – Síncrona
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância e Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
OBJETIVOS
Este curso pretende que os educadores de infância e os professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico sejam capazes de:
-Entender os fundamentos de uma educação inclusiva, potenciando as medidas universais como respostas personalizadas e equitativas
-Identificar os comportamentos e as características das crianças com autismo na sala de aula, promovendo a aceitação e a relação com os seus pares;
-Apropriarem-se de metodologias e estratégias para intervir no sentido de promover e potenciar aprendizagens significativas na sala e com os pares;
- Adquirir competências para integrar equipas multidisciplinares, enquanto elementos temporários, na representatividade dos seus alunos da sala
CONTEÚDOS
•Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva
o Diferenciação pedagógica e mobilização de medidas universais para a diversidade na sala de aula
•Perturbação do Espectro do Autismo
o Entender para agir em sala de aula
•Modelos e métodos de intervenção na sala de aula e com os pares
o Programas Terapêuticos
o Estratégias de intervenção
•Trabalho e cooperação em equipa multidisciplinar
•Acolhimento e mediação escolar e familiar
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Educadores de Infância e Professores 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.
Ana Maria Paula Marques Gomes
Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC
ID ORCID.org: 0000-0002-2492-3112Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.
Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.