Ficha da formação
Perturbação do Espectro do Autismo: do conhecimento à intervenção
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 29-10-2024 | Fim: 19-11-2024CRONOGRAMA
29 outubro – Síncrona
30 outubro – Assíncrona
05 novembro – Síncrona
06 novembro – Assíncrona
12 novembro – Síncrona
13 novembro – Assíncrona
19 novembro – Síncrona
Aula Síncrona (17h30/20h)
Aula Assíncrona (17h30/22h30)
MODALIDADE
Curso de Formação - E-learning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Professores dos Grupos 910, 920 e 930
OBJETIVOS
Este curso pretende assim formar profissionais de educação capazes de:
Atuar com base nos fundamentos de uma educação inclusiva, contemplando a abordagem multinível e o desenho universal para a aprendizagem;
Entender a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) desde a sua conceptualização, etiologia e características;
Apropriar-se de ferramentas para intervir, com base no diagnóstico desenvolvimental e numa abordagem sistémica, através de práticas/estratégias e programas específicos na Perturbação do Espectro do Autismo (PEA);
Adquirir competências para integrar equipas multidisciplinares cumprindo com proficiência as funções que lhes estão reservadas neste processo, através da aplicação de saberes teóricos e práticos
CONTEÚDOS
Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva
Mobilização das Medidas de Intervenção ao abrigo do Regime Jurídico para a Educação Inclusiva
Perturbação do Espectro do Autismo
Conceptualização
Etiologia
Níveis e graus de gravidade
Características neurocomportamentais
Teorias interventivas e conductuais
Modelos e métodos de intervenção
Programas Terapêuticos
Diagnóstico precoce
Intervenção em equipa multidisciplinar
Acolhimento e mediação escolar
Estratégias de intervenção
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 910,920 e 930.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de professores dos grupos 910,920 e 930.
Ana Maria Paula Marques Gomes
Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC
ID ORCID.org: 0000-0002-2492-3112Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.
Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.