Ficha da formação
Acolher a criança Autista – estratégias de mediação pedagógica para educadores de infância e professores do 1º CEB
Valor de inscrição: 125€
Início: 25-11-2024 | Fim: 16-12-2024
CRONOGRAMA
25 novembro – Síncrona
26 novembro – Assíncrona
02 dezembro – Síncrona
03 dezembro – Assíncrona
09 dezembro – Síncrona
10 dezembro – Assíncrona
16 dezembro - Síncrona
Aula Síncrona (17h30/20h)
Aula Assíncrona (17h30/22h30)
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Professores dos Grupos 100 e 110
OBJETIVOS
Apropriar-se de metodologias e estratégias de mediação pedagógica para intervir de modo a promover a continuidade curricular, entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, respeitando as especificidades de cada etapa do percurso educativo;
-Entender os fundamentos de uma educação inclusiva, potenciando as medidas universais como respostas personalizadas e equitativas;
-Identificar os comportamentos e as características das crianças com autismo na sala de aula, promovendo a aceitação e a relação com os seus pares;
-Adquirir competências para integrar equipas multidisciplinares enquanto elementos ativos na representatividade dos seus alunos.
CONTEÚDOS
• Regime Jurídico da Educação Inclusiva
• Noções básicas da condição Autística
• Mediação pedagógica da criança com Autismo na articulação vertical entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico
• Acolhimento e Estratégias de intervenção na sala de aula
• Trabalho e cooperação em equipa multidisciplinar
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de professores dos grupos 100 e 110.
Ana Maria Paula Marques Gomes
Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC
ID ORCID.org: 0000-0002-2492-3112Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.
Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.