Ficha da formação
Acolher a criança Autista – Nível II: Técnicas de orientação e suporte didático para o pré-escolar e 1.º CEB

Valor de inscrição: 125€
Início: 03-12-2025 | Fim: 06-01-2026
FORMADOR
Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes
CRONOGRAMA
03 dezembro – Síncrona
04 dezembro – Assíncrona
10 dezembro – Síncrona
11 dezembro – Assíncrona
16 dezembro – Síncrona
17 dezembro – Assíncrona
06 janeiro – Síncrona
Aulas Síncronas - 17h30/20h
Aulas Assíncronas - 17h30/22h30
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Professores dos Grupos 100 e 110
OBJETIVOS
Aprofundar conhecimentos e competências dos educadores de infância e professores do 1.º CEB na utilização de técnicas de orientação e suporte didático, promovendo respostas pedagógicas eficazes e ajustadas às necessidades das crianças com PEA.
Consolidar conceitos-chave sobre o espectro do autismo, com foco nas implicações para o desenvolvimento e aprendizagem no contexto educativo.
Explorar técnicas práticas de mediação pedagógica e de diferenciação didática, adaptadas ao perfil das crianças com PEA na educação pré-escolar e no 1.º CEB.
Desenvolver estratégias de organização do ambiente educativo que promovam previsibilidade, segurança e autorregulação sensorial.
Promover práticas colaborativas e de coadjuvação entre docentes, técnicos especializados e famílias, orientadas para a inclusão efetiva.
Refletir criticamente sobre casos práticos e experiências reais, favorecendo a tomada de decisão pedagógica fundamentada.
CONTEÚDOS
1.Fundamentos teóricos e atualizações sobre a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)
- Revisão de conceitos-chave sobre PEA
- Perfis sensoriais e cognitivos em crianças com PEA
- Desenvolvimento das funções executivas na sala de aula
2.Implicações da PEA no contexto educativo
- Necessidades específicas e atuação pedagógica
- Estratégias de diferenciação pedagógica
3.Técnicas de orientação e suporte didático na educação pré-escolar e no 1º CEB
- Técnicas de ensino estruturado e visual: TEACCH, ABA, PECS e outras abordagens complementares
4.Organização do ambiente educativo inclusivo
- Adaptação de espaços e rotinas
- Estratégias para promover previsibilidade e regulação emocional
- Gestão sensorial no pré-escolar e 1.º CEB
5.Trabalho colaborativo e em rede
- Articulação com técnicos especializados (docentes de educação especial, psicólogos, terapeutas, etc.)
- Envolvimento das famílias no processo educativo
6.Análise e reflexão sobre práticas educativas
- Estudo e discussão de casos reais
- Partilha de experiências entre formandos
- Planeamento de intervenções ajustadas ao contexto profissional
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Ana Maria Paula Marques Gomes

Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC
ID ORCID.org: 0000-0002-2492-3112Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.
Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.