Acolher a criança Autista – Nível II: Técnicas de orientação e suporte didático para o pré-escolar e 1.º CEB




Valor de inscrição: 125€


Início: 03-12-2025 | Fim: 06-01-2026

FORMADOR

Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes 

 

CRONOGRAMA

03 dezembro – Síncrona

04 dezembro – Assíncrona

10 dezembro – Síncrona

11 dezembro – Assíncrona

16 dezembro – Síncrona 

17 dezembro – Assíncrona

06 janeiro – Síncrona

Aulas Síncronas - 17h30/20h

Aulas Assíncronas - 17h30/22h30

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupos 100 e 110

 

OBJETIVOS

Aprofundar conhecimentos e competências dos educadores de infância e professores do 1.º CEB na utilização de técnicas de orientação e suporte didático, promovendo respostas pedagógicas eficazes e ajustadas às necessidades das crianças com PEA.

Consolidar conceitos-chave sobre o espectro do autismo, com foco nas implicações para o desenvolvimento e aprendizagem no contexto educativo.

Explorar técnicas práticas de mediação pedagógica e de diferenciação didática, adaptadas ao perfil das crianças com PEA na educação pré-escolar e no 1.º CEB.

Desenvolver estratégias de organização do ambiente educativo que promovam previsibilidade, segurança e autorregulação sensorial.

Promover práticas colaborativas e de coadjuvação entre docentes, técnicos especializados e famílias, orientadas para a inclusão efetiva.

Refletir criticamente sobre casos práticos e experiências reais, favorecendo a tomada de decisão pedagógica fundamentada.

 

CONTEÚDOS

1.Fundamentos teóricos e atualizações sobre a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)

- Revisão de conceitos-chave sobre PEA

- Perfis sensoriais e cognitivos em crianças com PEA

- Desenvolvimento das funções executivas na sala de aula

2.Implicações da PEA no contexto educativo

- Necessidades específicas e atuação pedagógica 

- Estratégias de diferenciação pedagógica

3.Técnicas de orientação e suporte didático na educação pré-escolar e no 1º CEB

- Técnicas de ensino estruturado e visual: TEACCH, ABA, PECS e outras abordagens complementares

4.Organização do ambiente educativo inclusivo

- Adaptação de espaços e rotinas

- Estratégias para promover previsibilidade e regulação emocional

- Gestão sensorial no pré-escolar e 1.º CEB

5.Trabalho colaborativo e em rede

- Articulação com técnicos especializados (docentes de educação especial, psicólogos, terapeutas, etc.)

- Envolvimento das famílias no processo educativo

6.Análise e reflexão sobre práticas educativas

- Estudo e discussão de casos reais

- Partilha de experiências entre formandos

- Planeamento de intervenções ajustadas ao contexto profissional

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

 




Ana Maria Paula Marques Gomes



Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC

ID ORCID.org:
0000-0002-2492-3112

Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.

Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.