Ficha da formação
Perturbação do Espectro do Autismo – Nível II: Intervenção Estruturada e Metodologias Funcionais

Valor de inscrição: 125€
Início: 02-12-2025 | Fim: 05-12-2026
FORMADOR
Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes
CRONOGRAMA
02 dezembro – Síncrona
03 dezembro – Assíncrona
09 dezembro – Síncrona
10 dezembro – Assíncrona
15 dezembro – Síncrona
16 dezembro – Assíncrona
05 janeiro/2026 – Síncrona
Aulas Síncronas - 17h30/20h
Aulas Assíncronas - 17h30/22h30
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Professores dos Grupos 910, 920 e 930
OBJETIVOS
Capacitar educadores e professores de educação especial para a utilização de metodologias estruturadas e funcionais na intervenção com crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), promovendo práticas pedagógicas inclusivas e eficazes.
Compreender as características fundamentais do funcionamento cognitivo, comunicacional e comportamental de crianças e jovens com PEA, considerando os diferentes contextos educativos.
Identificar os princípios e fundamentos das metodologias estruturadas e funcionais (TEACCH, ABA, PECS, entre outras) utilizadas na intervenção com alunos com autismo.
Perspetivar estratégias pedagógicas ajustadas às necessidades dos alunos com PEA, através de atividades assíncronas e estudos de caso interativos, que promovam a análise crítica e a construção de planos de intervenção personalizados a aplicar em contextos reais.
Enquadrar o ambiente educativo de forma estruturada, previsível e facilitadora da aprendizagem.
CONTEÚDOS
1-Funções Executivas e o seu Impacto na Aprendizagem da criança com PEA
- Definição e componentes das funções executivas: memória de trabalho, controlo inibitório, flexibilidade cognitiva, planeamento e organização
- Défices de funções executivas em alunos com PEA
- Estratégias para promover o desenvolvimento das funções executivas no ambiente educativo
2-PEA e Teoria da mente
3-Princípios das Metodologias Estruturadas e Funcionais
- Introdução às metodologias baseadas em evidência:
- TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children)
- ABA (Applied Behavior Analysis)
- PECS (Picture Exchange Communication System)
- Outras abordagens complementares
4-Estratégias e Aplicação de Metodologias Estruturadas na Prática Educativa
- Organização do espaço e do tempo em sala de aula (rotinas visuais, suportes visuais, agendas)
- Adaptação curricular e estratégias de ensino estruturado
- Ensino de competências comunicacionais e sociais
- Gestão de comportamentos desafiantes de forma proativa
- Apoio à autorregulação, autonomia e competências executivas dos alunos
5-Estudos de Caso e Análise Crítica
- Análise e discussão de situações reais de intervenção com alunos com PEA
- Atividades assíncronas de construção de planos de intervenção personalizados
- Reflexão colaborativa sobre práticas inclusivas
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930.
Ana Maria Paula Marques Gomes

Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC
ID ORCID.org: 0000-0002-2492-3112Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.
Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.