Perturbação do Espectro do Autismo – Nível II: Intervenção Estruturada e Metodologias Funcionais




Valor de inscrição: 125€


Início: 02-12-2025 | Fim: 05-12-2026

FORMADOR

Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes 

 

CRONOGRAMA

02 dezembro – Síncrona

03 dezembro – Assíncrona

09 dezembro – Síncrona

10 dezembro – Assíncrona

15 dezembro – Síncrona 

16 dezembro – Assíncrona

05 janeiro/2026 – Síncrona

Aulas Síncronas - 17h30/20h

Aulas Assíncronas - 17h30/22h30

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupos 910, 920 e 930

 

OBJETIVOS

Capacitar educadores e professores de educação especial para a utilização de metodologias estruturadas e funcionais na intervenção com crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), promovendo práticas pedagógicas inclusivas e eficazes.

Compreender as características fundamentais do funcionamento cognitivo, comunicacional e comportamental de crianças e jovens com PEA, considerando os diferentes contextos educativos.

Identificar os princípios e fundamentos das metodologias estruturadas e funcionais (TEACCH, ABA, PECS, entre outras) utilizadas na intervenção com alunos com autismo.

Perspetivar estratégias pedagógicas ajustadas às necessidades dos alunos com PEA, através de atividades assíncronas e estudos de caso interativos, que promovam a análise crítica e a construção de planos de intervenção personalizados a aplicar em contextos reais.

Enquadrar o ambiente educativo de forma estruturada, previsível e facilitadora da aprendizagem.

 

CONTEÚDOS

1-Funções Executivas e o seu Impacto na Aprendizagem da criança com PEA

- Definição e componentes das funções executivas: memória de trabalho, controlo inibitório, flexibilidade cognitiva, planeamento e organização

- Défices de funções executivas em alunos com PEA

- Estratégias para promover o desenvolvimento das funções executivas no ambiente educativo

2-PEA e Teoria da mente

3-Princípios das Metodologias Estruturadas e Funcionais

- Introdução às metodologias baseadas em evidência:

- TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children)

- ABA (Applied Behavior Analysis)

- PECS (Picture Exchange Communication System)

- Outras abordagens complementares

4-Estratégias e Aplicação de Metodologias Estruturadas na Prática Educativa

- Organização do espaço e do tempo em sala de aula (rotinas visuais, suportes visuais, agendas)

- Adaptação curricular e estratégias de ensino estruturado

- Ensino de competências comunicacionais e sociais

- Gestão de comportamentos desafiantes de forma proativa

- Apoio à autorregulação, autonomia e competências executivas dos alunos

5-Estudos de Caso e Análise Crítica

- Análise e discussão de situações reais de intervenção com alunos com PEA

- Atividades assíncronas de construção de planos de intervenção personalizados

- Reflexão colaborativa sobre práticas inclusivas

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 910, 920 e 930.

 




Ana Maria Paula Marques Gomes



Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC

ID ORCID.org:
0000-0002-2492-3112

Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.

Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.