(Quase) tudo sobre STEAM


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 02-03-2021 | Fim: 24-03-2021

Horas acreditadas: 25 H

Destinatários: Professores dos grupos 100, 110

Formador:  Daniela Gonçalves e Susana de Almeida


(Quase) tudo sobre STEAM

 

OBJETIVOS A ATINGIR

Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam a abordagem STEAM e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.

Assim, os objetivos específicos são:

  • dar a conhecer as questões teóricas do STEAM;
  • experienciar diversas abordagens pedagógicas com base no STEAM;
  • problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, numa abordagem STEAM da aprendizagem.

CONTEÚDOS DA AÇÃO

MÓDULO 1 - sessão síncrona 2 de março de 2021 (17h30 20h30)

  • Contextualização do percurso formativo
  • Desafios contemporâneos da educação

 

MÓDULO 2 - sessão assíncrona 5 de março de 2021

 

  • O STEAM e a sua importância na Educação
  • Os desafios do STEAM

 

MÓDULO 3 - sessão assíncrona 8 de março de 2021

  • STEAM: processo e produto

 

MÓDULO 4 - sessão síncrona 12 de março de 2021 (17h30 às 20h30)

 

  • O STEAM na prática

MÓDULO 5 - sessão assíncrona  15 de  março de 2021

  • Planificação de um projeto STEAM

MÓDULO 6 - sessão síncrona 19 de março de 2021 (17h30 às 19h30)

  • A avaliação em STEAM

MÓDULO 7 - sessão síncrona 24 de março de 2021 (17h30 às 19h30)

  • Apresentação de trabalhos e balanço do percurso formativo.



Daniela Alexandra Ramos Gonçalves



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.