Ficha da formação

Intervenção Precoce na Infância: ambiente, diagnóstico e intervenção




Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€


Início: 20-04-2021 | Fim: 25-05-2021

Horas acreditadas: 25 H

Destinatários: Professores dos Grupos  100, 110, 910, 920, 930

Formadoras: Ana Gomes e Alcinda Almeida

Sessões E-Learning: 20, 22, 27, 29 de abril e 04, 11, 13, 25 de maio

As sessões realizam-se das 20:30 às 23:30.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua 

de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos  100, 110, 910, 920, 930.

Mais se certifica que, para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico  da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos  100, 110, 910, 920, 930.

Objetivos

 Este Curso pretende assim formar profissionais de educação capazes de:

  •  conhecer os fundamentos para uma educação inclusiva;
  •  identificar fatores de risco e protetores no desenvolvimento infantil;
  •  intervir, com base no diagnóstico desenvolvimental e uma abordagem sistémica na família, através de práticas e programas específicos;
  • utilizar recursos específicos que potenciem o desenvolvimento infantil;
  • adquirir competências para integrar equipas multidisciplinares cumprindo com proficiência as funções que lhes estão reservadas neste processo, através da aplicação de saberes teóricos e práticos

Conteúdos

AMBIENTE – 6h

Sistema Nacional de IPI e seus aspetos organizacionais

  • Suportes Legislativos
    • DL nº 281/2009
    • DL nº54/2018
    • DL nº55/2018
    • Despacho nº 405/2012
    • Portaria nº 293/2013

DIAGNÓSTICO – 9h

  • A criança na família/comunidade
  • O sonho do filho ideal e perfeito – primeiro vínculo de parentalidade
  • O luto do bebé idealizado
  • Organização diagnóstica e fatores de risco/protetores do desenvolvimento infantil nos períodos pré, peri e pós-natal

 Diferenciação pedagógica/diferenciação na intervenção precoce em casa

  •  O papel do Educador
  •  O perfil do Educador
  •  Diferenciação pedagógica/diferenciação na intervenção precoce no Jardim de Infância
  •  A adaptação à nova realidade
  •  A colaboração família/escola
  •  O perfil/papel do Educador

INTERVENÇÃO – 10h

  • Evolução do conceito, estratégias e práticas de IPI
  • Intervenção centrada na criança, na família e na comunidade
  • Modelos de Intervenção
  • Portage
  • Trabalho colaborativo
  •  Avaliação e estimulação desenvolvimental
  • SGS II - Escala de Avaliação das Competências no Desenvolvimento Infantil
  •  LUI – Avaliação das competências Pragmáticas em Idades Precoces
  •  Avaliação da linguagem (oralidade, compreensão, desenvolvimento fonológico, funções comunicativas, etc


Formador(a): Alcinda Margarida Casimiro de Almeida


Doutorada em Didática e Organização Escolar, com tese em Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Dislexia, Propostas de Intervenção - Universidade de Jaén. Professora de Educação Especial na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, membro da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e coordenadora do Grupo de Educação Especial. Cofundadora da Associação de Docentes de Educação Especial - Pró Inclusão, e membro da Direção.Autora e coautora de diversos artigos sobre Educação Inclusiva e Educação Especial, Dificuldades de Aprendizagem, Dislexia, Psicomotricidade e Consciência Fonológica. Autora do livro Psicomotricidade: jogos facilitadores de aprendizagem.

Formador(a): Ana Maria Paula Marques Gomes


Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC

ID ORCID.org: 0000-0002-2492-3112

Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.

Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.