Autorregulação das aprendizagens e as Novas Tecnologias: Contributo para o sucesso escolar.
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 100€
Início: 13-03-2019 | Fim: 27-03-2019Destinatários: Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Social.
Presencial:
- 13 de Março: 18h30 - 20h30h (Podem assistir via videoconferência)
Tipologia:
- 21h online
- 4h presenciais ou em videoconferência.
Conteúdos programáticos:
Módulo 1 | Autorregulação da Aprendizagem
1.1. Conceitos e perspetivas sobre autorregulação da aprendizagem;
1.2. Importância da autorregulação no processo de ensino e de aprendizagem;
1.3. Modelos e teorias sobre autorregulação da aprendizagem;
1.4. Características do individuo autorregulado;
1.5. Estratégias de autorregulação da aprendizagem;
1.6. O Papel da tutoria e da motivação.
Módulo 2 | Novas tecnologias e a autorregulação das aprendizagens
2.1. Ambientes de aprendizagem suportados pela tecnologia;
2.2. Recursos digitais;
2.3. Diários/portefólios digitais.
Objetivos:
1) Conhecer estratégias de autorregulação da aprendizagem;
2) Compreender a importância das estratégias de autorregulação no processo de ensino e de aprendizagem;
3) Refletir sobre o impacto das estratégias de autorregulação no processo de ensino e da aprendizagem;
4) Compreender de que forma as novas tecnologias podem auxiliar o desenvolvimento de estratégias de autorregulação da aprendizagem;
5) Aplicar os conhecimentos obtidos através do planeamento de uma atividade pedagógica onde explorem estratégias autorregulatórias e o recurso às tecnologias.
Daniela Pedrosa
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9536-4234
Investigadora de Pós-Doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Doutora em Didática de Ciências e Tecnologias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), especialização em Didática de Informática (2017).
O seu interesse científico é pelas áreas de investigação relacionadas com a autorregulação e corregulação das aprendizagens, avaliação formativa, as novas tecnologias e práticas de e-learning, e por metodologias de investigação e de intervenção (desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas).
Rui João Teles da Silva Ramalho
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0
Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Elearning de Paula Frassinetti (CEPF).