Autorregulação das aprendizagens e as Novas Tecnologias: Contributo para o sucesso escolar.


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 13-03-2019 | Fim: 27-03-2019

Destinatários: Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Social.

Presencial: 

 - 13 de Março: 18h30 - 20h30h  (Podem assistir via videoconferência)

Tipologia:

  • 21h online
  • 4h presenciais ou em videoconferência.

Conteúdos programáticos:

Módulo 1 | Autorregulação da Aprendizagem 

1.1. Conceitos e perspetivas sobre autorregulação da aprendizagem; 

1.2. Importância da autorregulação no processo de ensino e de aprendizagem; 

1.3. Modelos e teorias sobre autorregulação da aprendizagem; 

1.4. Características do individuo autorregulado;

1.5. Estratégias de autorregulação da aprendizagem;

1.6. O Papel da tutoria e da motivação.

Módulo 2 | Novas tecnologias e a autorregulação das aprendizagens

2.1. Ambientes de aprendizagem suportados pela tecnologia;

2.2. Recursos digitais;

2.3. Diários/portefólios digitais.

Objetivos: 

1) Conhecer estratégias de autorregulação da aprendizagem;

 2) Compreender a importância das estratégias de autorregulação no processo de ensino e de aprendizagem;

 3) Refletir sobre o impacto das estratégias de autorregulação no processo de ensino e da aprendizagem;

 4) Compreender de que forma as novas tecnologias podem auxiliar o desenvolvimento de estratégias de autorregulação da aprendizagem;

 5) Aplicar os conhecimentos obtidos através do planeamento de uma atividade pedagógica onde explorem estratégias autorregulatórias e o recurso às tecnologias.



Daniela Pedrosa



ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9536-4234

Investigadora de Pós-Doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Doutora em Didática de Ciências e Tecnologias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), especialização em Didática de Informática (2017).

O seu interesse científico é pelas áreas de investigação relacionadas com a autorregulação e corregulação das aprendizagens, avaliação formativa, as novas tecnologias e práticas de e-learning, e por metodologias de investigação e de intervenção (desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas).





Rui João Teles da Silva Ramalho



Ciência Vitae: 
https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0

Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática  e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Elearning de Paula Frassinetti (CEPF).