Ficha da formação

Play based learning 2ª edição


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 09-11-2021 | Fim: 30-12-2021

FORMADOR

Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida

 

CRONOGRAMA

09/11/2021 a 30/11/2021

1.ª Sessão - 09/11/21 (sessão síncrona - 17h30 às 20h30)

2.ª Sessão - 11/11/21 (sessão assíncrona)

3.ª Sessão - 16/11/21 (sessão assíncrona)

4.ª Sessão - 18/11/21 (sessão síncrona - 17h30 às 20h30)

5.ª Sessão - 23/11/21 (sessão assíncrona)

6.ª Sessão - 30/11/21 (sessão síncrona - 17h30 às 21h30)

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo

 

OBJETIVOS

Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas, em particular os jogos e a sua intencionalidade educativa:  

Assim, os objetivos específicos são:

Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;

Experienciar diversas metodologias ativas, com enfoque nos jogos;

Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, no âmbito da intencionalidade educativa dos jogos.

 

CONTEÚDOS

  • MÓDULO 1 - sessão síncrona 

Contextualização do percurso formativo

Desafios contemporâneos da educação

  • MÓDULO 2 - sessão assíncrona

Brinco, jogo e aprendo?

A brincadeira e o jogo como estratégias de aprendizagem colaborativa

  • MÓDULO 3 - sessão assíncrona

O que são as metodologias ativas

As vantagens das metodologias ativas

As metodologias ativas e o EAD

  • MÓDULO 4 - sessão síncrona

O valor educativo dos jogos em contexto presencial e em EAD

  • MÓDULO 5 - sessão assíncrona

Exemplos de jogos de play-based learning 

Desenho, implementação e avaliação de um exemplo de um jogo

  • MÓDULO 6 - sessão síncrona

O referencial avaliativo de play-based learning

  • MÓDULO 7 - sessão síncrona

Apresentação de trabalhos e balanço as aprendizagens realizadas

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.


 

 




Formador(a): Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.