Ficha da formação

Leitura Tecnológica: Speed Reading


Valor de inscrição: 30€

Início: 20-01-2022 | Fim: 27-01-2022

Programa temático

  • Dotar os formandos da capacidade de reconhecer a relação da Consciência Fonológica com os problemas de leitura, nomeadamente as Perturbações de Aprendizagem Específicas; 
  • Conhecer os preditores da aprendizagem da leitura e da escrita; 
  • Identificar os processos de leitura: reconhecimento de palavras, fluência e compreensão; 
  • Identificar os sinais de alerta, os critérios de diagnóstico das Perturbação da 
  • Trabalhar com ferramentas digitais; 
  • Criar atividades digitais para desenvolver a leitura e a escrita.

Objetivos

  • Incentivar os docentes à criação de materiais e práticas de ensino-aprendizagem, indo ao encontro da qualidade no ensino, levando os docentes a aprender a fazer melhor, em prol da educação dos discentes, numa sociedade em mudança.
  •  Dotar os professores de ferramentas, instrumentos, princípios e motivação para a consecução efetiva de aprendizagens dos seus alunos. 
  • Consciencializar os docentes da necessidade de práticas pedagógicas mais próximas dos contextos digitais; 
  • Saber utilizar plataformas digitais para construírem os seus materiais



Formador(a): Clara Sofia Torres Gomes

Doutorada em Ciências da Educação, na Universidade Católica do Porto, "Percursos Desenvolvimentais da Leitura - Programa de Intervenção em Consciência Fonológica - PICF" 

Co-autora de conteúdos na APP CAPICUA CS e CI – Aplicativo sobre consciência fonológica e da APP Speed Reading – Aplicativo sobre fluência na Leitura. 

Presidente e fundadora da Cooperativa Solidariedade Social - Descolar.

Especializada em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor, na ESE de Paula Frassinetti. 

Mestrado em Português como segunda língua na Universidade Nova de Lisboa. 

Licenciatura em Ensino Básico - variante de Português e Francês