Ficha da formação

Oficina de Formação: Matemática tem Magia!




Valor de inscrição: 100€


Início: 01-02-2022 | Fim: 25-02-2022

Formação acreditada pelo CCPFC

Formação acreditada pelo CCPFC/ACC: 107760/20

Horas acreditadas: 25 H

Destinatários: 230 e 500

Formador: Carlos Marinho

Valor de inscrição: 100€ 

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.

Mais se certifica que, para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500. 

Objetivos:

Esta ação apresenta uma faceta diferente e divertida da Matemática, explorando um leque variado e abrangente de truques de magia de fundamentação matemática. Ao expor a matemática inerente a cada uma dessas “magias” pretende-se evidenciar a magia da matemática, estimulando assim o gosto e o interesse por esta ciência com os objetivos seguintes:

- Motivar os professores para a resolução de problemas na sala de aula usando conteúdos da disciplina de uma forma pedagogicamente interessante reforçando positivamente a comunicação matemática;

- Criar um conjunto de atividades que possa auxiliar os professores na preparação de aulas mais dinâmicas e divertidas usando os conteúdos da disciplina;

- Criação de dinâmicas diferenciadoras que permitam aos professores de matemática apelar a formas atrativas de ensinar e motivar de alunos com mais dificuldades; 

- Capacidade de o professor criar atividades para os alunos mais talentosos, para que eles se sintam desafiados e motivados durante todo o ano;

- O professor deverá ser capaz de mostrar que a matemática pode ser divertida, não esquecendo o rigor e a aprendizagem;

- A construção de materiais simples a realizar nesta formação, que permita em contexto de sala de aula aplicar esses truques matemáticos com os alunos.

 

CONTEÚDOS DA AÇÃO

TRABALHO PRESENCIAL

As sessões presenciais (teórico-práticas), constituindo um total de 12,5 horas, serão desenvolvidas com base em: 

1) exposição dialogada de conteúdos pretendendo-se assim desenvolver e tratar dos aspetos teóricos relacionados com a temática da ação; 

2) momentos de debate/reflexão entre os participantes para aprofundamento das temáticas da formação tendo como referência os contextos escolares, permitindo uma aprendizagem real, com o aprender fazendo.

3) realização de atividades/tarefas em grupos tendentes à análise e elaboração de ações específicas; 

4) Reflexão conjunta, partilha e avaliação sobre as práticas desenvolvidas e sistematização de conclusões.

 

 

TRABALHO AUTÓNOMO

O trabalho autónomo incidirá na planificação, implementação e avaliação de abordagens do domínio matemático com enfoque especial nas áreas curriculares dos formandos, do 5º aos 12º anos. Este trabalho será complementado com uma reflexão, tendo em conta os resultados da observação e avaliação das aprendizagens realizadas pelos formandos.  As tarefas realizadas deverão materializar um portfólio reflexivo constuído nas práticas pedagógicas.

 

MÓDULO 1: Sessão Síncrona: 04 - 2 - 2022 (18h00 – 20h00 horas) 

Apresentação do Trabalho

 Sessão 1 - Matemática tem Magia!

 Matemática tem Magia! - Meses do Ano

 A Mão da Princesa

Atividade 1 - A Folha de Papel

 Tarefa 1 - Folha de Papel

 Tarefa 2 - Folha de Papel

 Frase Matemática da Sessão 1

 Imagem Matemática da Sessão 1 

 

Trabalho Autónomo – De 4 a 8 fevereiro de 2022 (2h30 horas)

 

MÓDULO 2: Sessão Síncrona: 8 - 2 - 2022 (18h - 20 horas) 

O Parafuso

 Comunicar o Saber

História pedagógica: A educação matemática com um copo de água;

Malabarismo e a matemática;

Atividade 2

Frase Matemática da Sessão 2

Imagem Matemática da Sessão 2 

Trabalho Autónomo – De 8 a 11 de fevereiro de 2022 (2h30 horas)

 

MÓDULO 3: Sessão Síncrona: 11 – 2 - 2022 (18h - 20:00 horas)

História pedagógica: Um jogo planetário e a educação;

A matemática do cartão de cidadão e a sua importância na economia;

A folha de papel e a geometria. Figuras em bom plano;

O cálculo com uma soma mágica de parcelas;

Magia matemática extra: O raciocínio e o fio mágico;

Frase matemática do módulo 3;

Imagem Matemática da sessão 3.

 

Trabalho Autónomo – De 11 a 15 de fevereiro de 2022 (2h30 horas)

 

MÓDULO 4: Sessão Síncrona: 15 – 2 -2022 (18h - 20:00 horas)

Saber calcular no restaurante ajuda;

O cadeado mágico e as probabilidades;

Magia matemática extra: O balão não rebenta;

Frase matemática do módulo 4;

Imagem Matemática da sessão 4.

 

Trabalho Autónomo – De 15 a 18 de fevereiro de 2022 (2h30 horas)

 

MÓDULO 5: Sessão Síncrona:18 – 2 -2022 (18h - 20:00 horas)

História pedagógica: Escada rolante e a escola que educa;

A importância da sucessão de Fibonacci;

A “riqueza” do número de ouro.

Frase matemática do módulo 5;

Imagem Matemática da sessão 5.

 

Trabalho Autónomo – De 18 a 25 de fevereiro de 2021 (2h30 horas)

 

MÓDULO 6: Sessão Síncrona: 25 – 2 -2022 (18h - 20:30 horas)

Inversão de um número;

Apresentação de trabalhos;

Magia matemática extra: Interseção sem intervalos;

Frase matemática do módulo 6;

Imagem Matemática da sessão 6.

Reflexão final da ação

 

Avaliação Final: 60% sessões síncronas e 40% sessões assíncronas.





Formador(a): Carlos Miguel Ferreira Marinho
  • Doutoramento na  área em Ciências da Educação e do Comportamento, pela Universidade de Vigo.
  • Mestre em Ciências de Educação – Especialização em Administração e Organização Escolar, pela Universidade Católica Portuguesa.
  • Licenciado em Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • Coordenador Geral do Clube de Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática.
  • Diretor das Relações Externas em Portugal do Centro Médico de Investigação de Neurociência da Universidade de Goettingen, Alemanha.
  • Autor de diversos encontros, seminários e palestras entre a matemática e outras áreas:
    • futebol; saúde, magia, ciências de educação entre outras.
  • Convidado para comentar atualidade matemática em televisões, nomeadamente na RTP.
  • Autor de diversos artigos de opinião sobre matemática e educação.