Ler e escrever com sucesso em Inglês: uma abordagem fónica no ensino da leitura e escrita




Valor de inscrição: 100€


Início: 01-03-2023 | Fim: 22-03-2023

Nº de registo da Ação: CCPFC/ACC-118118/22

FORMADOR 

Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida 

 

CRONOGRAMA 

De 1 de março a 22 de março de 2023  (sessões síncronas às quartas das 17h às 19h30)

1 de março (síncrona

3 de março (assíncrona)

8 de março (síncrona

10 de março (assíncrona)

15 de março (síncrona

17 de março (assíncrona) 

22 de março (síncrona) 

 

MODALIDADE 

Curso de Formação - Elearning 

 

DURAÇÃO 

25 horas acreditadas pelo CCPFC 

 

DESTINATÁRIOS 

Professores dos Grupos 120 e 220 

 

OBJETIVOS 

Com a presente formação pretende-se que os formandos conheçam a abordagem metodológica do ensino dos sons para a aprendizagem da leitura e da escrita em língua inglesa. 

Assim, os objetivos específicos são: 

-dar a conhecer o que é synthetic phonics e perceber as suas implicações para o ensino da leitura e da escrita em língua inglesa; 

-dar a conhecer a proposta de Letters and Sounds e as suas diversas fases; 

-experienciar as diversas fases de uma aula de synthetic phonics, explorando as diversas estratégias de trabalho; 

-explorar diversas estratégias de ensino dos diversos conteúdos de Letters and Sounds 

 

CONTEÚDOS 

MÓDULO 1 - sessão síncrona  

●Porquê Phonics Teaching? 

●Uma introdução a synthetic phonics e a Letters and Sounds  

●O desenvolvimento da consciência fonológica  

MÓDULO 2 - sessão assíncrona 

●Uma aula de synthetic phonics: fases, conteúdos e estratégias 

MÓDULO 3 - sessão assíncrona 

●As fases 3 a 6 de Letters and Sounds  

MÓDULO 4 - sessão síncrona 

●Trabalho prático com conteúdos das fases 3 a 6 de Letters and Sounds  

MÓDULO 5 - sessão assíncrona 

●Planificação de uma aula de synthetic phonics e desenho de materiais  

MÓDULO 6 - sessão síncrona 

●Apresentação de trabalhos e conclusão 

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA 

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120 e 220 

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 120 e 220