Play-based learning 6ª edição
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 100€
Início: 18-04-2023 | Fim: 08-05-2023NOME DA AÇÃO |
Play-based learning |
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FORMADOR |
DANIELA ALEXANDRA RAMOS GONÇALVES |
SUSANA MARIA CARMO MARQUES DA SILVA DE ALMEIDA |
CRONOGRAMA |
18 de abril – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30) 24 de abril – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30) 2 de maio – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30) 8 de maio – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30) + 15 horas assíncronas |
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MODALIDADE |
Curso de Formação - Centro de Educação a Distância |
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DURAÇÃO |
25 horas acreditadas pelo CCPFC |
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DESTINATÁRIOS |
Professores do grupo 100,110 |
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OBJETIVOS |
Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas, em particular os jogos e a sua intencionalidade educativa: Assim, os objetivos específicos são: -Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem; -Experienciar diversas metodologias ativas, com enfoque nos jogos; -Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, no âmbito da intencionalidade educativa dos jogos. |
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CONTEÚDOS |
MÓDULO 1 - sessão síncrona -Contextualização do percurso formativo -Desafios contemporâneos da educação MÓDULO 2 - sessão assíncrona -Brinco, jogo e aprendo? -A brincadeira e o jogo como estratégias de aprendizagem colaborativa MÓDULO 3 - sessão assíncrona -O que são as metodologias ativas -As vantagens das metodologias ativas -As metodologias ativas e o EAD MÓDULO 4 - sessão síncrona - O valor educativo dos jogos em contexto presencial e em EAD MÓDULO 5 - sessão assíncrona -Exemplos de jogos de play-based learning -Desenho, implementação e avaliação de um exemplo de um jogo MÓDULO 6 - sessão síncrona -O referencial avaliativo de play-based learning MÓDULO 7 - sessão síncrona -Apresentação de trabalhos e balanço as aprendizagens realizadas |
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PROGRESSÃO DE CARREIRA |
Para efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 100,110. Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores do grupo 100,110. |
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462
DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551
Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica.
Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.
Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.