Play-based learning 6ª edição


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 18-04-2023 | Fim: 08-05-2023

NOME DA AÇÃO

Play-based learning

 

FORMADOR

DANIELA ALEXANDRA RAMOS GONÇALVES

SUSANA MARIA CARMO MARQUES DA SILVA DE ALMEIDA

CRONOGRAMA

18 de abril – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30)

24 de abril – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30)

2 de maio – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30)

8 de maio – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30)

+ 15 horas assíncronas

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Centro de Educação a Distância

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Professores do grupo 100,110

 

OBJETIVOS

Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas, em particular os jogos e a sua intencionalidade educativa:  

Assim, os objetivos específicos são:

-Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;

-Experienciar diversas metodologias ativas, com enfoque nos jogos;

-Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, no âmbito da intencionalidade educativa dos jogos.

 

CONTEÚDOS

MÓDULO 1 - sessão síncrona 

-Contextualização do percurso formativo

-Desafios contemporâneos da educação

MÓDULO 2 - sessão assíncrona 

-Brinco, jogo e aprendo?

-A brincadeira e o jogo como estratégias de aprendizagem colaborativa 

MÓDULO 3 - sessão assíncrona

-O que são as metodologias ativas

-As vantagens das metodologias ativas

-As metodologias ativas e o EAD 

MÓDULO 4 - sessão síncrona

- O valor educativo dos jogos em contexto presencial e em EAD

MÓDULO 5 - sessão assíncrona

-Exemplos de jogos de play-based learning 

-Desenho, implementação e avaliação de um exemplo de um jogo

MÓDULO 6 - sessão síncrona

-O referencial avaliativo de play-based learning

MÓDULO 7 - sessão síncrona

-Apresentação de trabalhos e balanço as aprendizagens realizadas

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 100,110.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores do grupo 100,110.




Daniela Alexandra Ramos Gonçalves



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.