Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como? 5ª edição

Valor de inscrição: 100€
Início: 02-06-2023 | Fim: 19-06-2023
NOME DA AÇÃO |
Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como? |
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FORMADOR |
DANIELA ALEXANDRA RAMOS GONÇALVES |
SUSANA MARIA CARMO MARQUES DA SILVA DE ALMEIDA |
CRONOGRAMA |
2 de junho – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30) 5 de junho – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30) 13 de junho – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30) 19 de junho – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30) + 15 horas assíncronas
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MODALIDADE |
Curso de Formação - Centro de Educação a Distância |
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DURAÇÃO |
25 horas acreditadas pelo CCPFC |
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DESTINATÁRIOS |
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico |
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OBJETIVOS |
Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos. Assim, os objetivos específicos são: -Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem; -Experienciar diversas metodologias ativas; -Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento. |
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CONTEÚDOS |
MÓDULO 1 - sessão síncrona -Contextualização do percurso formativo -Desafios contemporâneos da educação MÓDULO 2 - sessão assíncrona -O que são as metodologias ativas? MÓDULO 3 - sessão assíncrona -As vantagens das metodologias ativas MÓDULO 4 - sessão síncrona -Aprendizagem baseada em projetos MÓDULO 5 - sessão assíncrona -Planificação de projeto MÓDULO 6 - sessão síncrona -Referenciais avaliativos da aprendizagem baseada em projetos -Apresentação de trabalhos e conclusão |
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PROGRESSÃO DE CARREIRA |
Para efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira. |
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462
DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551
Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica.
Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.
Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.