Ações estratégicas de ensino a partir da abordagem multinível (2ª Edição)


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 06-07-2023 | Fim: 25-07-2023

 

NOME DA AÇÃO

Ações estratégicas de ensino a partir da abordagem multinível- 2ª Edição

 

FORMADOR

Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves / Dra. Isabel Maria Campos Pereira

 

CRONOGRAMA

1.ª sessão síncrona – 06/07

2.ª sessão síncrona-11/07

3.ª sessão assíncrona –13/07

4.ª sessão síncrona -18/07

5.ª sessão assíncrona – 19/07

6.ª sessão assíncrona-20/07

7.ª sessão síncrona –25/07

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Professores do Grupo 100 e 110

 

OBJETIVOS

Com a presente formação pretende-se que os formandos desenvolvam competências para um planeamento do processo de ensino e de aprendizagem através de uma abordagem multinível (DUA), capaz de responder às necessidades, motivações e especificidades de cada aluno.

Os objetivos específicos são:

-Refletir sobre práticas profissionais, promovendo a atualização das práticas pedagógicas implementadas em sala de aula, tendo por fim o desenvolvimento do currículo para todos;

-Compreender que o planeamento pedagógico e o feedback, com recurso aos princípios do Desenho Universal da Aprendizagem, são essenciais para a vivência efetiva do currículo inclusivo;

-(Re)desenhar cenários de aprendizagem, aplicando estratégias e técnicas de intervenção específicas em prol do sucesso de todos os alunos, tendo em conta as características e as especificidades de cada um;

-Promover a colaboração entre os formandos na partilha de ideias, construção de materiais e formas destes serem aplicados em contexto de sala de aula;

-Consolidar a aprendizagem cooperativa através do debate e da partilha entre os formandos

 

CONTEÚDOS

MÓDULO 1 - sessão síncrona (2h30)

●              Contextualização do percurso formativo

●              Desafios da educação contemporânea

MÓDULO 2 - sessão síncrona (2h30)

●Desenho Universal para a Aprendizagem – uma abordagem inclusiva

●Planeamento pedagógico colaborativo

MÓDULO 3 - sessão assíncrona (5h)

●Transtorno por Défice de Atenção e Hiperatividade (TDAH): perfil neuropsicológico e neurobiológico

●Intervenção: abordagens em sala de aula

MÓDULO 4 - sessão síncrona (2h30)

●Feedback: mecanismo facilitador da aprendizagem

MÓDULO 5 - sessão assíncrona (5h)

●Dislexia: perfil neuropsicológico

●Intervenção: abordagens em sala de aula

MÓDULO 6 - sessão assíncrona (5h)

●Perturbação do Espectro do Autismo: epidemiologia e sintomatologia

●Intervenção: abordagens em sala de aula

MÓDULO 7 - sessão síncrona (2h30m)

●Partilha dos itinerários formativos em grande grupo. 

●Balanço das aprendizagens

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.




Daniela Alexandra Ramos Gonçalves



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.