Perturbação do Espectro do Autismo: do conhecimento à intervenção (7ª Edição)


Inscrições encerradas! Limite de vagas preenchido.

Valor de inscrição: 100€


Início: 06-05-2024 | Fim: 27-05-2024

FORMADOR

Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes 

 

 

CRONOGRAMA

06 maio – Síncrona (das 17h30m às 20h)

07 maio – Assíncrona (das 17h30m às 22h30m)

13 maio – Síncrona (das 17h30m às 20h)

14 maio – Assíncrona (das 17h30m às 22h30m)

20 maio – Síncrona (das 17h30m às 20h)

21 maio – Assíncrona (das 17h30m às 22h30m)

27 maio – Síncrona (das 17h30m às 20h)

 

MODALIDADE

Curso de Formação - E-learning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupos 910, 920 e 930 

 

OBJETIVOS

Este curso pretende assim formar profissionais de educação capazes de: 

Atuar com base nos fundamentos de uma educação inclusiva, contemplando a abordagem multinível e o desenho universal para a aprendizagem;

Entender a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) desde a sua conceptualização, etiologia e características;

Apropriar-se de ferramentas para intervir, com base no diagnóstico desenvolvimental e numa abordagem sistémica, através de práticas/estratégias e programas específicos na Perturbação do Espectro do Autismo (PEA);

 Adquirir competências para integrar equipas multidisciplinares cumprindo com proficiência as funções que lhes estão reservadas neste processo, através da aplicação de saberes teóricos e práticos

 

CONTEÚDOS

Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva 

Mobilização das Medidas de Intervenção ao abrigo do Regime Jurídico para a Educação Inclusiva

Perturbação do Espectro do Autismo 

Conceptualização

Etiologia

Níveis e graus de gravidade

Características neurocomportamentais

Teorias interventivas e conductuais 

Modelos e métodos de intervenção 

Programas Terapêuticos

Diagnóstico precoce

Intervenção em equipa multidisciplinar

Acolhimento e mediação escolar

Estratégias de intervenção

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 910,920 e 930.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de professores dos grupos 910,920 e 930.




Ana Maria Paula Marques Gomes



Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC

ID ORCID.org:
0000-0002-2492-3112

Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.

Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.