Autismo na sala, e agora? metodologias e estratégias para educadores de infância e professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (4ª Edição)


Inscrições encerradas! Limite de vagas preenchido.

Valor de inscrição: 100€


Início: 07-05-2024 | Fim: 28-05-2024

NOME DA AÇÃO

Autismo na sala, e agora? – metodologias e estratégias para educadores de infância e professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico -4ª Edição


FORMADOR

Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes 

 

 

CRONOGRAMA

07 maio – Síncrona (das 17h30m às 20h)

08 maio – Assíncrona (das 17h30m às 22h30m)

14 maio – Síncrona (das 17h30m às 20h)

15 maio – Assíncrona (das 17h30m às 22h30m)

21 maio – Síncrona (das 17h30m às 20h)

22 maio – Assíncrona (das 17h30m às 22h30m)

28 maio – Síncrona (das 17h30m às 20h)

 

MODALIDADE

Curso de Formação - E-learning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância e Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

 

OBJETIVOS

Este curso pretende que os educadores de infância e os professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico sejam capazes de: 

-Entender os fundamentos de uma educação inclusiva, potenciando as medidas universais como respostas personalizadas e equitativas

-Identificar os comportamentos e as características das crianças com autismo na sala de aula, promovendo a aceitação e a relação com os seus pares;

-Apropriarem-se de metodologias e estratégias para intervir no sentido de promover e potenciar aprendizagens significativas na sala e com os pares;

- Adquirir competências para integrar equipas multidisciplinares, enquanto elementos temporários, na representatividade dos seus alunos da sala

 

CONTEÚDOS

•Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva 

o     Diferenciação pedagógica e mobilização de medidas universais para a diversidade na sala de aula

•Perturbação do Espectro do Autismo 

o     Entender para agir em sala de aula

•Modelos e métodos de intervenção na sala de aula e com os pares

o     Programas Terapêuticos 

o     Estratégias de intervenção

•Trabalho e cooperação em equipa multidisciplinar

•Acolhimento e mediação escolar e familiar

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Educadores de Infância e Professores 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.




Ana Maria Paula Marques Gomes



Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC

ID ORCID.org:
0000-0002-2492-3112

Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.

Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.