Ficha da formação
Play based learning
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 30-04-2024 | Fim: 28-05-2024FORMADOR
Doutora Daniela Gonçalves
Dr.ª Susana de Almeida
CRONOGRAMA
Sessões síncronas 30 de abril, 7, 14, 21 e 28 de maio (das 18h às 20h)
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Professores dos grupos 100, 110
OBJETIVOS
Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas, em particular os jogos e a sua intencionalidade educativa:
Assim, os objetivos específicos são:
- Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
- Experienciar diversas metodologias ativas, com enfoque nos jogos;
- Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, no âmbito da intencionalidade educativa dos jogos.
CONTEÚDOS
MÓDULO 1 - sessão síncrona
●Contextualização do percurso formativo
●Desafios contemporâneos da educação
MÓDULO 2 - sessão assíncrona
●Brinco, jogo e aprendo?
●A brincadeira e o jogo como estratégias de aprendizagem colaborativa
MÓDULO 3 - sessão assíncrona
●O que são as metodologias ativas
●As vantagens das metodologias ativas
●as metodologias ativas e o EAD
MÓDULO 4 - sessão síncrona
●O valor educativo dos jogos em contexto presencial e em EAD
MÓDULO 5 - sessão assíncrona
●Exemplos de jogos de play-based learning
●Desenho, implementação e avaliação de um exemplo de um jogo
MÓDULO 6 - sessão síncrona
●O referencial avaliativo de play-based learning
MÓDULO 7 - sessão síncrona
●Apresentação de trabalhos e balanço as aprendizagens realizadas
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 100,110.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de professores dos grupos 100,110.
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462
DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551
Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica.
Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.
Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.
Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida
Susana de Almeida tem, ao longo dos anos, trabalhado como professora, educadora, formadora e coordenadora de equipas no contexto educativo português e, mais recentemente, no contexto da educação internacional, em Madrid e em Paris.
Com
o Mestrado em Ciências da Educação e com certificação na área da liderança em
educação, Susana de Almeida é ainda autora de livros para a aprendizagem da língua
ingles