Play based learning (6.ª Edição)


Inscrições encerradas! Limite de vagas preenchido.

Valor de inscrição: 100€


Início: 30-04-2024 | Fim: 28-05-2024

FORMADOR

Doutora Daniela Gonçalves

Dr.ª Susana de Almeida

 

CRONOGRAMA

Sessões síncronas 30 de abril, 7, 14, 21 e 28 de maio (das 18h às 20h)

 

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Professores dos grupos 100, 110

 

OBJETIVOS

Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas, em particular os jogos e a sua intencionalidade educativa:  

Assim, os objetivos específicos são:

-      Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;

-      Experienciar diversas metodologias ativas, com enfoque nos jogos;

-      Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, no âmbito da intencionalidade educativa dos jogos.

 

CONTEÚDOS

MÓDULO 1 - sessão síncrona 

●Contextualização do percurso formativo

●Desafios contemporâneos da educação

 

MÓDULO 2 - sessão assíncrona

●Brinco, jogo e aprendo?

●A brincadeira e o jogo como estratégias de aprendizagem colaborativa

 

MÓDULO 3 - sessão assíncrona

●O que são as metodologias ativas

●As vantagens das metodologias ativas

●as metodologias ativas e o EAD

 

MÓDULO 4 - sessão síncrona

●O valor educativo dos jogos em contexto presencial e em EAD

MÓDULO 5 - sessão assíncrona

●Exemplos de jogos de play-based learning 

●Desenho, implementação e avaliação de um exemplo de um jogo

MÓDULO 6 - sessão síncrona

●O referencial avaliativo de play-based learning

MÓDULO 7 - sessão síncrona

●Apresentação de trabalhos e balanço as aprendizagens realizadas

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 100,110.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de professores dos grupos 100,110.

 




Daniela Alexandra Ramos Gonçalves



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.