Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como? (7ª Edição)




Valor de inscrição: 100€


Início: 02-07-2024 | Fim: 12-07-2024

FORMADOR

Doutora Daniela Gonçalves

Dr.ª Susana Almeida

 

CRONOGRAMA

Sessões síncronas 2, 4, 9 e 12 de julho (das 17h30 às 20)

 

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico

 

OBJETIVOS

Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.

Assim, os objetivos específicos são:

-Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;

-Experienciar diversas metodologias ativas;

-Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento.

 

CONTEÚDOS

MÓDULO 1 - sessão síncrona 

●     Contextualização do percurso formativo

●     Desafios contemporâneos da educação

MÓDULO 2 - sessão assíncrona

●     O que são as metodologias ativas?

MÓDULO 3 - sessão assíncrona

●     As vantagens das metodologias ativas

MÓDULO 4 - sessão síncrona

●     Aprendizagem baseada em projetos

MÓDULO 5 - sessão assíncrona

●     Planificação de projeto

MÓDULO 6 - sessão síncrona

●     Referenciais avaliativos da aprendizagem baseada em projetos

●     Apresentação de trabalhos e conclusão

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.

 




Daniela Alexandra Ramos Gonçalves



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.