Ficha da formação
Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como?
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 02-07-2024 | Fim: 12-07-2024FORMADOR
Doutora Daniela Gonçalves
Dr.ª Susana Almeida
CRONOGRAMA
Sessões síncronas 2, 4, 9 e 12 de julho (das 17h30 às 20)
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico
OBJETIVOS
Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.
Assim, os objetivos específicos são:
-Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
-Experienciar diversas metodologias ativas;
-Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento.
CONTEÚDOS
MÓDULO 1 - sessão síncrona
● Contextualização do percurso formativo
● Desafios contemporâneos da educação
MÓDULO 2 - sessão assíncrona
● O que são as metodologias ativas?
MÓDULO 3 - sessão assíncrona
● As vantagens das metodologias ativas
MÓDULO 4 - sessão síncrona
● Aprendizagem baseada em projetos
MÓDULO 5 - sessão assíncrona
● Planificação de projeto
MÓDULO 6 - sessão síncrona
● Referenciais avaliativos da aprendizagem baseada em projetos
● Apresentação de trabalhos e conclusão
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462
DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551
Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica.
Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.
Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.
Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida
Susana de Almeida tem, ao longo dos anos, trabalhado como professora, educadora, formadora e coordenadora de equipas no contexto educativo português e, mais recentemente, no contexto da educação internacional, em Madrid e em Paris.
Com
o Mestrado em Ciências da Educação e com certificação na área da liderança em
educação, Susana de Almeida é ainda autora de livros para a aprendizagem da língua
ingles