Ficha da formação
Ações estratégicas de ensino a partir da abordagem multinível
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 06-05-2024 | Fim: 28-05-2024FORMADOR
Doutora Daniela Gonçalves
Dr.ª Isabel Pereira
CRONOGRAMA
Sessões síncronas 6,9, 23 e 28 de maio (das 18h às 20h30)
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Professores dos Grupos 100 e 110
OBJETIVOS
Com a presente formação pretende-se que os formandos desenvolvam competências para um planeamento do processo de ensino e de aprendizagem através de uma abordagem multinível (DUA), capaz de responder às necessidades, motivações e especificidades de cada aluno.
Os objetivos específicos são:
Refletir sobre práticas profissionais, promovendo a atualização das práticas pedagógicas implementadas em sala de aula, tendo por fim o desenvolvimento do currículo para todos;
Compreender que o planeamento pedagógico e o feedback, com recurso aos princípios do Desenho Universal da Aprendizagem, são essenciais para a vivência efetiva do currículo inclusivo;
(Re)desenhar cenários de aprendizagem, aplicando estratégias e técnicas de intervenção específicas em prol do sucesso de todos os alunos, tendo em conta as características e as especificidades de cada um;
Promover a colaboração entre os formandos na partilha de ideias, construção de materiais e formas destes serem aplicados em contexto de sala de aula;
Consolidar a aprendizagem cooperativa através do debate e da partilha entre os formandos
CONTEÚDOS
MÓDULO 1 - sessão síncrona (2h30)
● Contextualização do percurso formativo
● Desafios da educação contemporânea
MÓDULO 2 - sessão síncrona (2h30)
● Desenho Universal para a Aprendizagem – uma abordagem inclusiva
● Planeamento pedagógico colaborativo
MÓDULO 3 - sessão assíncrona (5h)
● Transtorno por Défice de Atenção e Hiperatividade (TDAH): perfil neuropsicológico e neurobiológico
● Intervenção: abordagens em sala de aula
MÓDULO 4 - sessão síncrona (2h30)
● Feedback: mecanismo facilitador da aprendizagem
MÓDULO 5 - sessão assíncrona (5h)
● Dislexia: perfil neuropsicológico
● Intervenção: abordagens em sala de aula
MÓDULO 6 - sessão assíncrona (5h)
● Perturbação do Espectro do Autismo: epidemiologia e sintomatologia
● Intervenção: abordagens em sala de aula
MÓDULO 7 - sessão síncrona (2h30m)
● Partilha dos itinerários formativos em grande grupo.
● Balanço das aprendizagens
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100 e 110.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462
DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551
Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica.
Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.
Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.