Ficha da formação
Leitura Tecnológica
Inscrições encerradas! Limite de vagas preenchido.
Valor de inscrição: 100€
Início: 07-10-2024 | Fim: 28-10-2024
NOME DA AÇÃO |
Leitura Tecnológica |
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FORMADOR |
Doutora Clara Sofia Torres Gomes |
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CRONOGRAMA |
Aulas síncronas Segundas: 7, 14 e 21 outubro 2024 (17h30 às 21h30) Segunda dia 28 outubro 2024 (17h30 às 20h30) Aulas assíncronas
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MODALIDADE |
Curso de Formação - Elearning |
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DURAÇÃO |
25 horas acreditadas pelo CCPFC |
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DESTINATÁRIOS |
Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º, 3º Ciclo do Ensino Básico, professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial |
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OBJETIVOS |
a) Incentivar os docentes à criação de materiais e práticas de ensino-aprendizagem, indo ao encontro da qualidade no ensino, levando os docentes a aprender a fazer melhor, em prol da educação dos discentes, numa sociedade em mudança. b) Dotar os professores de ferramentas, instrumentos, princípios e motivação para a consecução efetiva de aprendizagens dos seus alunos. c) Capacitar os formandos da capacidade de reconhecer a relação da Consciência Fonológica com os problemas de leitura, nomeadamente as Perturbações de Aprendizagem Específicas. c) Consciencializar os docentes da necessidade de práticas pedagógicas mais próximas dos contextos digitais; d) Saber utilizar plataformas digitais para construírem os seus materiais. |
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CONTEÚDOS |
Modulo 1 - Preditores da aprendizagem da leitura e da escrita; - Sinais de alerta das Perturbação de Aprendizagem Específicas; Módulo 2 - Processos de leitura: reconhecimento de palavras, fluência e compreensão; - Modelos desenvolvimentais da leitura - Definição de Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia Módulo 3 - Ferramentas digitais para desenvolver a competência da Leitura: aplicação Speed Reading - Desenvolver a leitura e a escrita através da criação de atividades digitais. Módulo 4 - Intervenção em Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia; - Métodos, estratégias e técnicas de intervenção.
Módulo 5 - Medidas educativas a aplicar em contexto escolar; - Avaliação. Módulo 6 - Avaliação. |
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PROGRESSÃO DE CARREIRA |
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Educadores de Infância e Professores 1º e 2º,3º Ciclo do Ensino Básico, professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira. |