Materiais Manipuláveis no Ensino Aprendizagem da Matemática


Inscrições encerradas! Limite de vagas preenchido.

Valor de inscrição: 125€


Início: 06-11-2024 | Fim: 20-11-2024

CRONOGRAMA

Síncronas: 6,13 e 20 novembro

Assíncronas: 8,11,15 novembro

Sessões com início às 18h30

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

DESTINATÁRIOS

Professores dos grupos 110, 230,910

OBJETIVOS

Com o presente curso pretende-se que os formandos aprendam a integrar os materiais manipuláveis na exploração dos diferentes domínios da matemática.

Assim, os objetivos específicos são:

- explorar/integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem dos números e operações;

-  explorar/ Integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem da geometria e medida;

-  explorar/Integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem da Organização e tratamento de dados;

- Programar a intervenção em sala de aula com estratégias adequadas a cada estudante utilizando materiais manipuláveis.

 

CONTEÚDOS

MÓDULO 1: Materiais manipulativos 

- A importância dos materiais manipulativos; 

- Materiais manipuláveis (M.A.B; Blocos Padrão; Geoplano; Ábaco; Cálculador multibásico; material cuisenaire; Tangram, etc.)

- Apps ( math learning center) 

MÓDULO 2: Números e Operações (6h)

- Sentido do número; Sistemas de numeração;

 - Números naturais; - Números Inteiros relativos; Números racionais;

- Sequências e regularidades;

- Adição, subtração, multiplicação e divisão;

- Expressões algébricas e propriedades das operações

MÓDULO 3: Geometria e Medida (6h)

- Localização e orientação no espaço;

- Figuras geométricas; - Propriedades Geométricas

- Medidas.

MÓDULO 4 : Organização e tratamento de dados (5H)

- representação de conjuntos;- Representação e Tratamento de dados;

MÓDULO 5: Apps e ferramentas web 2.0 na matemática (4h)

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 110,230,910.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de professores dos grupos 110,230,910.

 




Rui João Teles da Silva Ramalho



Ciência Vitae: 
https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0

Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática  e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Educação à Distância de Paula Frassinetti (CEaD).