Ficha da formação

Materiais Manipuláveis no Ensino Aprendizagem da Matemática 4ª EDIÇÃO




Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€


Início: 24-11-2020 | Fim: 11-12-2020

Horas acreditadas: 25 H

Destinatários: 100, 110, 230 e 910

Formador: Rui Ramalho

Sessões E-Learning:

24,26 nov.

2,4,9 e11 dez.

As sessões começam às 18H30.

 

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua 

de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva

para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100,110,230, e 910.

 

Mais se certifica que, para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico 

da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos

de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100,110,230 e 910.

 

Objetivos:

- explorar/integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem dos números e operações;

-  explorar/ Integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem da geometria e medida;

-  explorar/Integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem da Organização e tratamento de dados;

- Programar a intervenção em sala de aula com estratégias adequadas a cada estudante utilizando materiais manipuláveis.

 

Conteúdos da ação:

MÓDULO 1: Materiais manipulativos

- A importância dos materiais manipulativos;

- Materiais manipuláveis (M.A.B; Blocos Padrão; Geoplano; Ábaco; Cálculador multibásico; material cuisenaire; Tangram, etc.)

- Apps ( math learning center)

MÓDULO 2: Números e Operações

- Sentido do número; Sistemas de numeração;

- Números naturais; - Números Inteiros relativos; Números racionais;

- Sequências e regularidades;

- Adição, subtração, multiplicação e divisão;

- Expressões algébricas e propriedades das operações

MÓDULO 3: Geometria e Medida

- Localização e orientação no espaço;

- Figuras geométricas; - Propriedades Geométricas

- Medidas.

MÓDULO 4 : Organização e tratamento de dados

- representação de conjuntos;- Representação e Tratamento de dados;

MÓDULO 5: Apps e ferramentas web 2.0 na matemática


Error reading from database

More information about this error