Oferta formativa 2015/2016

Pensamento Crítico: Análise, Construção e Avaliação de Argumentos

Com este curso, pretende-se demonstrar que a existência de espaços próprios de debate, questionamento e problematização, onde se recuperem valores individuais e/ou colectivos, reflexões éticas e as dimensões criativa e afectiva, preparam e incentivam os estudantes para um espírito investigativo, proporcionam-lhes liberdade de pensamento na tomada de decisões, potenciando o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico, criativo e afectivo.

Integrar Ferramentas WEB 2.0 no processo de Aprendizagem

Este curso surge da premência em dar resposta às necessidades de formação dos Professores no domínio da utilização de metodologias activas e participativas, com recurso às TIC e ferramentas Web 2.0, tendo em vista o desenvolvimento da qualidade do ensino e das aprendizagens.

Criação de Páginas Internet - JOOMLA!

O propósito na origem desta formação é o de transmitir um conjunto de conhecimentos elementares sobre a gestão de um site em Joomla! - um popular e robusto sistema de Gestão de Conteúdos Open Source. Este software pode potenciar tudo, desde um simples site pessoal a uma complexa aplicação.

Processos de Liderança e Coaching em Organizações Educativas

Esta formação centrar-se-á nas competências de liderança e de coaching a adquirir pelos educadores/professores no acompanhamento aos estudantes e na dinamização de equipas multidisciplinares, competências essas relacionadas com as da identificação de tarefas e da gestão de recursos humanos, da comunicação assertiva e da condução de encontros que atinjam objectivos concretos.

e-Learning no Ensino da Geometria

A Geometria constitui um dos quatro grandes temas definidos como essenciais à formação básica em Matemática, sendo apontada nos novos programas de Matemática para o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico como essencial ao desenvolvimento do sentido espacial. No entanto, são vários os estudos que apontam para uma excessiva teorização das explorações geométricas em detrimento da sua exploração “real”: urge, por isso, delinear estratégias pedagógicas que contemplem a modelação matemática. Por tal, pretende-se que neste curso que os conceitos básicos, as relações e operações de natureza geométrica sejam explorados de forma activa, mediante a utilização de suportes tecnológicos, atendendo sempre à sua fundamentação científica.

Ensino da Matemática com as TIC

O processo do ensino-aprendizagem da matemática assume características próprias, não é possivel pensar em ensinar hoje matemática aos jovens do mesmo modo que há vinte anos. Temos que considerar questões como a relação entre tarefa e actividade, as diferentes formas que pode assumir a comunicação e o discurso de sala de aula, o processo de negociação de significados matemáticos, o ambiente de trabalho e a cultura da sala e os diferentes modos de trabalho dos alunos. Por tal, pretende-se neste curso, dotar os Educadores e professores de competências de utilização e integração das Tecnologias nas suas práticas de sala de aula.

Ensino/Aprendizagem com as Tecnologias da Comunicação na Educação/Formação

A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na formação dos formadores/professores, é uma mais-valia para a eficácia e eficiência da educação presencial, semi-presencial e a distância, sem qualquer comparação com as metodologias tradicionais. Neste curso, parece-nos fundamental caracterizar as grandes variáveis impulsionadoras da formação no contexto da Sociedade da Informação e o impacto das TIC na formação, bem como as Novas Concepções sobre a Aprendizagem, no sentido de identificar as competências do e-formando.

A Utilização das TIC no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico

Este curso visa contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem e para o reforço das qualificações das novas gerações de portugueses, através da concretização de um conjunto integrado de programas e projectos de modernização tecnológica das escolas. Portanto, a evolução tecnológica da nossa sociedade, obriga à introdução desde cedo das TIC no processo de ensino/aprendizagem, para o bom desenvolvimento de cidadãos com uma literacia tecnológica substancial.

Aprender a Ensinar a Distância

As novas denominações do Ensino a Distancia e o papel do educador face às novas tecnologias passam pelo conhecimento da problemática das “metamorfoses” da evolução do EAD e respectivas vantagens e inconvenientes. Com esta formação, pretende-se compreender o lugar do educador face às novas tecnologias na formação presencial, mista (bLearning) e a distância, nomeadamente no saber planear, conceber e gerir a formação em EAD, bem como reflectir sobre (novos) instrumentos de avaliação das aprendizagens, como é o caso do (e)portfólio.

Aprender a Tratar Imagens Digitais

Com este curso pretendemos transformar, manipular, retocar e criar imagens panorâmicas, capturadas com uma câmara fotográfica digital.

e-ciencia@escola.net (Ciência na escola via internet)

Este Curso vai proporcionar uma metodologia de trabalho colaborativo e supervisionado aos profissionais da educação, na modalidade de b-learning, no ensino de base experimental das Ciências Físicas e Naturais.

 

Acreditada para docentes pelo CCPFC. Todas as acções acreditadas para pessoal docente poderão ser frequentadas por outros profissionais (Educadores Sociais, Psicólogos, Assistentes Sociais, etc.) embora não confiram créditos.